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15/04/2024

Governo de Minas conclui mais uma obra viária do Provias na região do Vale do Rio Doce

Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), concluiu as obras de recuperação funcional da rodovia LMG-744, entre Nacip Raydan e Virgolândia, na região do Vale do Rio Doce. As obras integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década. 

Os serviços de recuperação funcional do pavimento asfáltico foram realizados em um trecho de cerca de 9 quilômetros a um custo de R$4,5 milhões, recursos provenientes do Tesouro do Estado, destinados à reciclagem do pavimento em pontos específicos, fresagem, aplicação de novo asfalto e sinalização horizontal, além de serviços de drenagem. As obras são executadas por meio do DER-MG. 

“Melhorar as condições das rodovias é uma das prioridades máximas do Governo. Os investimentos em infraestrutura, sobretudo no programa Provias, estão possibilitando reduzir os trechos danificados das estradas e reestruturando a malha viária, tornando o deslocamento mais seguro e confortável”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares. 

As melhorias, iniciadas em setembro do ano passado, vão beneficiar diretamente uma população estimada em cerca de dez mil pessoas e ajudar a incrementar a economia da região voltada para a pecuária e a agricultura. 

LMG 744 Nacip Raydan Virgolândia foto Divulgação DER MG 6LMG 744 Nacip Raydan Virgolândia foto Divulgação DER MG 5

Provias 

Considerado o maior programa de recuperação e pavimentação rodoviária da última década, o Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. 

O programa conta com quase R$ 4 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 124 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado. 

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais. 

O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.