
25/05/2023
Debate aborda papel da mulher no trânsito
O papel da mulher no trânsito foi o tema do debate realizado na manhã dessa quarta-feira (24/5), no auditório da sede do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte.
A ação fez parte do Movimento Maio Amarelo 2023 e teve o objetivo principal de mostrar o cotidiano de mulheres, como educadoras, delegadas, policiais e engenheiras, que fazem parte da gestão do complexo universo do trânsito, que interfere na segurança, no ir e vir de cada indivíduo e na qualidade de vida de todos.
O evento, coordenado pela Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG, buscou integrar, ainda, as atividades do mês do Movimento Maio Amarelo com o papel da mulher, fortalecendo a participação feminina por um trânsito mais seguro.
“Muitas entidades ligadas ao trânsito eram, até pouco tempo, administradas e fiscalizadas por pessoas do sexo masculino. Porém, nas duas últimas décadas, a presença feminina no meio passou a ser mais forte,” analisou a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantony.
O encontro contou com as palestrantes tenente-coronel Cláudia Kuchenbecker, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito de Belo Horizonte; Carolina Machado, engenheira e servidora do DER-MG; Allana Corrêa, professora adjunta de enfermagem da UFMG; Roberta Torres, especialista em Gestão de Segurança e Educação para o Trânsito e Jussara Bellavinha, membro titular da Câmara Temática da Pnatrans/Contran e coordenadora do projeto Vida no Trânsito da BHTrans.
Estiveram presentes Letícia Sampaio, chefe de gabinete do DER-MG; Júlia Gallo, presidente da BHTrans; delegada Jaqueline Ferraz, do Detran; delegada Cláudia Nassif, chefe de Divisão de Crime de Trânsito; coronel Alexander, do Observatório Nacional de Segurança Viária; servidores municipais e estaduais.