04/05/2021
Maio Amarelo: webinar discute respeito e responsabilidade no trânsito
Dentro das ações do Maio Amarelo, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizou, nesta terça-feira (04/05), evento virtual que discutiu o tema da campanha deste ano “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.
O debate contou com a participação de técnicos do Departamento, representantes de Secretarias e entidades ligadas à educação, saúde, segurança viária e trânsito de todo o estado e professores de escolas estaduais e municipais que lecionam sobre o assunto.
“Todas as ações voltadas para fomentar práticas mais seguras e responsáveis no trânsito são fundamentais. No Maio Amarelo damos ainda mais ênfase nessa pauta para fortalecermos a conscientização de todos e preservarmos vidas”, comentou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e diretor-geral interino do DER-MG, Fernando Marcato.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor de Operação Viária do DER-MG, Anderson Tavares Abras. “A nossa vida está intimamente ligada ao trânsito, tudo o que fazemos passa por ele e, por isso, é tão importante ampliarmos a discussão do tema do Maio Amarelo deste ano“, afirmou o diretor.
Segundo Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG e mediadora do evento, o webinar teve como principal objetivo colocar nas mãos dos educadores e da sociedade, informações e exemplos de práticas exitosas, que representam, simbolicamente, sementes que se devidamente plantadas e cuidadas, poderão produzir bons frutos, como comportamentos seguros no trânsito.
Participaram como palestrantes o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho; a ex-consultora do Programa Vida no Trânsito, Maria Sueli Mendes Nogueira; e as professoras das escolas estaduais Leon Renault e Dr. Arthur Bernardes, Eliane Silvestre e Luciana Drumond, respectivamente.
Maio Amarelo
Com o objetivo de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito em todo o mundo, o movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 e tem a participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil na busca por medidas que possam melhorar a segurança para pedestres, motoristas e passageiros.