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17/06/2009

DER inicia microfresagem na MG 010

Com investimentos de R$ 3,6 milhões, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) iniciou a recuperação do pavimento de concreto da MG-010. Segundo o Diretor de Operações do DER, Luiz Alberto Dias Mendes, “a escolha pelo concreto na pavimentação de uma rodovia se deve ao projeto de engenharia e, neste caso, o objetivo era de atender a uma via de tráfego intenso por onde passam veículos de carga”.

Com as obras da Linha Verde, a MG-010 recebeu mais duas faixas centrais, uma em cada sentido. As duas novas pistas centrais, também construídas em concreto, no mesmo padrão da rodovia, não vão passar pela recuperação que iniciou esta semana. O trabalho de restauração atinge somente as duas pistas – centro e direita -, em cada sentido, no trecho de seis quilômetros entre o cruzamento com a avenida Pedro I e o entroncamento com a MG 424.

Esta obra prevê a recuperação de 400 placas de concreto, medindo 6,0 x 3,75 metros, distribuídas nos dois sentidos da via, que foram implantadas há cerca de trinta anos. Inicialmente o trabalho está sendo feito no sentido Belo Horizonte/ Confins, onde serão recuperadas cerca de 150 placas. Dentro de aproximadamente, 90 dias, homens, máquinas e caminhões se deslocam para o sentido oposto da MG 010, onde haverá a recuperação de cerca de 250 placas.

“As placas danificadas foram identificadas e a correção dependerá do tipo de problema existente, podendo ser retirada apenas uma parte ou em alguns casos haverá a substituição de toda a peça, que tem seis por 3,75 metros” explicou Luiz Mendes. Após o corte da placa haverá retirada da parte danificada, depois a aplicação de novo concreto, com secagem rápida, entorno de cinco dias; a etapa a seguir é a de microfresagem e finalmente a selagem.

A microfresagem proporciona um acabamento homogêneo e nivelado nas placas restauradas e novas. O trabalho é executado por uma máquina com capacidade de fresar 1000 m² diariamente. Na MG 010 a área prevista para receber a microfresagem é 120 mil m². A obra tem duração prevista de 180 dias, envolvendo, em todo o período, cerca de 60 profissionais entre trabalhadores braçais, motoristas, operadores de máquinas, técnicos e engenheiros.

Tráfego

Nos primeiros quinze dias de trabalho na MG 010, homens e máquinas farão uma série de preparativos, entre eles, o levantamento de placas degradadas e corte, com interrupções de tráfego restritas ao tempo necessário de execução das tarefas. As interrupções de tráfego de maior duração só devem ocorrer a partir do final de junho, quando será iniciada a etapa de preenchimento das novas placas com concreto.

As obras incluem demolição parcial, demolição total, costuras de concreto, recuperação estrutural da placa sem demolição, fresagem e por último a selagem. Enquanto estiverem na pista, as equipes vão trabalhar de acordo com as normas de segurança viária, com os desvios devidamente sinalizados. Caso seja necessário, o tráfego poderá utilizar as pistas marginais. Para minimizar as retenções e interrupções de trânsito serão utilizadas das vias laterais da rodovia.

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