Notícias

14/12/2011

Setop apresenta planejamento para os próximos anos

Estabelecer uma nova missão institucional, com valores renovados e objetivos focados em novos programas estruturadores foram apresentados aos integrantes do Sistema de Transportes e Obras Públicas (SISTOP), na reunião de revisão do planejamento estratégico do sistema de transportes e obras públicas, realizada nesta terça-feira (13/12), no auditório JK, na Cidade Administrativa.

Projetos estruturadores como o Caminhos de Minas e a Expansão da Mobilidade Urbana da região metropolitana, além do Processo Estratégico de Recuperação e Manutenção da malha viária em todo o Estado são as novidades.

A Revisão do Planejamento Estratégico do sistema de transportes e obras públicas nasceu no mês de agosto deste ano, quando o Governador Antônio Anastasia anunciou a nova versão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI, para o período de 2011 a 2030.  “A partir deste momento, cada secretaria passou a trabalhar especificamente no detalhamento das ações da sua pasta. No caso da SETOP, foram gastos cerca de três meses em entrevistas e reuniões com a alta direção do sistema, explicou Gustavo Horta Palhares, assessor chefe da AGEI.

Na Revisão do PMDI o Governador apresentou o Programa Minas Logística que vai concentrar as ações do Governo de Minas direcionadas para a área de transportes e obras públicas, a serem coordenadas pela SETOP e executadas pelo Departamento de estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG e o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP-MG.
 
O Secretário Carlos Melles ainda destacou a importância e o papel desempenhado pelas autarquias vinculadas, DER e DEOP. “Sem esses dois departamentos a SETOP não teria condições de realizar uma série de metas propostas. O que cabe no momento é buscar a excelência na qualidade dos serviços, a execução das obras dentro dos prazos estabelecidos e com a eficiência destes dois órgãos, que atuam em harmonia com as políticas públicas definidas pelo Governador Anastasia”, concluiu Melles.

Revisão do Planejamento Estratégico  
 
Com a revisão do planejamento estratégico a missão institucional da SETOP é de “ser referência em soluções integradas de transporte e obras públicas”, mantendo os cinco valores existentes: ética, transparência, sustentabilidade, comprometimento e efetividade; e acrescentando um: inovação. Para o DER a missão será de “ser referência em infraestrutura e gestão de transporte rodoviário” e acrescentado mais dois valores aos existentes: gestão para a cidadania e inovação. Ao DEOP, a missão será de “ser referência em soluções integradas de arquitetura e engenharia para a execução de obras públicas”, acrescentando aos cinco valores o de cooperatividade.

Para o Secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, “o Governo de Minas tem buscado uma execução bem feita dos seus programas e projetos, um exemplo disto é o programa Proacesso, que hoje é um sucesso, pois está com 97% da meta alcançada. São cerca de cinco mil quilômetros concluídos de novas rodovias e um investimento de R$ 3,5 bilhões, um resultado que dignifica a toda a equipe envolvida, são 190 obras concluídas até outubro deste ano”.

Foto: Mário Braga