26/09/2011
Seminário discute Segurança no Trânsito
Na última sexta-feira, dia 23, o destaque entre as ações da Semana de Trânsito "Década de Ação para Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas" foi a primeira edição do Seminário Mineiro de Segurança no Trânsito, que aconteceu no auditório JK, na Cidade Administrativa.
Iniciando as 13 horas, foram realizadas as palestras: "Grandes Desafios da Década Mundial para o Brasil e Minas Gerais", do palestrante J. Pedro Correa e "Projeto de Vida no Trânsito", ministrada por Fabiano Pimenta.
Na avaliação da Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, "embora abrangente, o tema da Semana Nacional do Trânsito busca oferecer à sociedade civil organizada, órgãos e entidades governamentais uma forma objetiva e eficaz de promover a redução de acidentes".
Foi realizada pela manhã blitz educativa na BR-356, quilômetro sete, próximo ao BH Shopping, entre 9 e 11 horas. Na Cidade Administrativa houve uma simulação de resgate do Corpo de Bombeiros de 11:30 às 12:30 e à noite foram desenvolvidas ações educativas nos bares de Belo Horizonte entre 20 e 23 horas. Comandos Educativos divulgaram a importância do uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização e de não misturar bebida alcoólica com direção.
Ainda segundo a gerente Rosely, "a Semana Nacional de Trânsito representa o somatório dos esforços de todos os parceiros reunidos nesta empreitada, e que as idéias e propostas discutidas sejam permanentes na conduta de pedestres e motoristas, seguindo além do período desta semana", concluiu.
Década pela segurança no trânsito
Estimular esforços no sentido de conter e reverter à tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves, provocados em acidentes no trânsito, é uma grande preocupação em todo planeta. Assim, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas - ONU, instituiu em março de 2010 a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a ser realizada no período de 2011 a 2020.
Atualmente, registram-se mais de 1,3 milhão de mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente. A faixa etária mais atingida está entre 15 e 44 anos de idade, afetando diretamente uma significativa parcela produtiva da sociedade.
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde – OMS, juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de envidar esforços com o audacioso objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial.
No Brasil, o Ministério da Saúde registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Em países desenvolvidos, entre europeus e asiáticos, a taxa de mortes no trânsito é de 5 por 100 mil habitantes.
As ações da Semana Nacional do Trânsito em Minas Gerais reúnem além do DER/MG as entidades: PMMG, PMRv, PRF, SEST/SENAT-FETRAM, BHTRANS, Corpo de Bombeiros, Rádio 98 Fm, Intendência da Cidade Administrativa, Secretarias Estaduais de Defesa Social, Transporte e Obras Públicas, Saúde, Planejamento e Educação; Instituto Bioterra, DNIT, Rede Minas, DETRAN/MG, Transcon, Transbetim, Prefeituras Municipais de Santa Luzia, Brumadinho, Mariana e Sabará, e Agência RMBH.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
(31) 3235-1453 / 1039
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
(31) 3915-8287 / 8285 / 8289