27/12/2013
Obras no Anel Rodoviário de BH começam em 2014
Ao longo de 2014 outras etapas do projeto serão concluídas possibilitando novas licitações e contratações de obras
As obras de melhoramento do Anel Rodoviário de Belo Horizonte estão rigorosamente dentro do cronograma estabelecido e os prazos estão mantidos, apenas foi prorrogada para final de 2014 a entrega de todo o projeto executivo de engenharia concluído. A afirmação é do Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, José Elcio Santos Monteze.
Na reunião de balanço do Sistema de Transportes e Obras Públicas, realizada no dia 05 de dezembro, foi divulgado que o Anel Rodoviário, principal gargalo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá seus trechos problemáticos, nas interseções com as avenidas Amazonas, Ivai e Pedro II, licitados em janeiro. A priorização de obras neste três segmentos foi resultado de um acordo entre o DER/MG e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – DNIT. Essas primeiras intervenções correspondem a primeira etapa de execução das obras de melhoramento. Ao longo de 2014 novas etapas do projeto serão concluídas possibilitando novas licitações e contratações de obras.
“As obras destes trechos devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre e correspondem a 20% de toda a extensão do Anel, que possui 27,3 quilômetros”, destaca o diretor-geral do DER/MG.
A urgência em readequar o Anel Rodoviário faz com que as obras sejam realizadas em etapas. A primeira será a dos trechos problemáticos, já citados. Entretanto, para que seja viabilizada a contratação dos trabalhos pelo DER/MG, há a necessidade de celebração do Termo de Compromisso entre União e Estado para delegação de execução das obras. A minuta do Termo de Compromisso, para análise do DNIT e assinatura entre as partes, foi encaminhada pelo DER/MG na primeira quinzena de dezembro.
Foi delegada pela União, ao DER/MG, até o momento, a elaboração dos projetos de engenharia, em que o Termo de Compromisso foi aditado com prazo de vigência até julho de 2015. Este prazo contempla, além da elaboração dos projetos de engenharia, o envio da documentação pelo Órgão Mineiro de prestação de contas ao DNIT, para análise e aprovação dos investimentos.
Raio-X sobre o Anel
A Pesquisa de Origem e Destino da Grande BH, apontou que o anel é a via mais movimentada das 34 cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a passagem diária de 154.087 veículos.
Projetado para ser um contorno formado pelas BRs 040, 262 e 381, para que os veículos de carga e os viajantes não precisassem passar pela capital mineira, hoje o Anel se tornou a segunda via mais perigosa da capital, com 1089 mortos e feriados no ano passado, perdendo apenas para Avenida Cristiano Machado com 1.346.
O pico do tráfego do Anel Rodoviário ocorre entre às 8h e às 17h, quando passam por lá quase 11 mil veículo. A maior parte do trafego na via correspondente a automóveis, com 69% da frequência. Seguem-se 19% de caminhões e carretas, 6,5% de motocicletas e 5,5% de ônibus, nesse horário e nos dois sentidos.