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27/06/2013

DER altera trânsito próximo ao Aeroporto de Confins para realização de obras na LMG-800

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) realizará mudanças de tráfego nas imediações do Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves - AITN, em Confins, a partir das 8 horas da manhã, da próxima terça feira – feira (02/07), para a continuidade das obras de duplicação, melhoramentos e construção de viadutos na rodovia LMG – 800, via de acesso ao terminal aeroportuário. A alteração de trânsito deverá durar cinco meses.

Concluídas as obras na LMG-800 e as intervenções na MG-424, os usuários do aeroporto e os turistas que visitarão Minas Gerais durante a Copa do Mundo de 2014 terão sempre duas boas opções de trajeto – pela MG-010 e pela MG-424-”, salienta o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze.

O diretor aponta ainda outros benefícios da ampliação da capacidade das vias e a melhoria no trânsito para o aeroporto. Segundo ele, a obra vai permitir à Infraero a criação de um novo acesso ao terminal; consolidar o projeto de Aeroporto-Cidade, planejado pelo Governo de Minas para a região do entorno; impulsionar a transformação da região em um complexo industrial de alta tecnologia para incrementar a economia de Minas Gerais, entre outras vantagens.

As mudanças de Tráfego

Motoristas e usuários da via devem redobrar a atenção no trecho na altura do quilômetro três, próximo ao estacionamento do Minas Park, onde será implantado o início do desvio. Em função disso, a pista da direita será fechada e haverá um desvio pela pista da esquerda de cerca de quatro quilômetros, que ficará em mão-dupla.

Para acessar o terminal de cargas e o Centro de Controle e Manutenção da Gol, o motorista deverá fazer a conversão próximo ao terminal de passageiros.

O DER alerta que, para evitar transtornos, o usuário da via e, sobretudo os passageiros do aeroporto, devem sair de casa 30 minutos mais cedo.
Radares

O usuário do Aeroporto e o motorista devem ter atenção redobrada também com a redução da velocidade máxima permitida nos dois radares instalados LMG 800. No quilômetro três a velocidade máxima passa de 110 km/h para 80km/h e posteriormente para 60km/h. O local estará devidamente sinalizado por placas e faixas.

Benefícios

As obras nas rodovias MG-424 e LMG-800, localizadas no vetor norte de Belo Horizonte integram o conjunto de obras do projeto para o Vetor Norte lançado pelo Governo de Minas e prevê a revitalização, aumento de capacidade, duplicação e melhoramentos de cerca de 29 quilômetros de rodovias, construção de viadutos, trincheiras, passagens subterrâneas, passarelas, entre outras obras. O objetivo é ampliar a capacidade das vias e a melhoria no trânsito para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, permitindo a Infraero a criação de um novo acesso ao terminal.

Os investimentos são da ordem de 373 milhões de reais.

As obras vão beneficiar diretamente 2,9 milhões de pessoas de nove municípios – Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano. As obras são gerenciadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Minas Gerais (DER) com recursos da Secopa e deverão ser concluídas antes dos jogos da Copa do Mundo em 2014.


Obras no trecho da LMG-800

O Governo de Minas vai ampliar a rodovia LMG-800, entre o entroncamento da MG-010 (Lagoa Santa) e o trevo para Confins. São cerca de 12 quilômetros de novas pistas. Estão previstas obras de alargamento da via e a construção de sete viadutos (dois duplicados). A ligação da LMG-800 com a MG-424 será duplicada e serão implantadas ruas laterais para melhor ordenação do tráfego lindeiro à faixa de domínio. Serão executadas obras de adequação e aumento de capacidade na atual interseção para Pedro Leopoldo à região de Confins. O canteiro central nesse trecho terá 20 metros de largura, suficiente para a implantação futura de transporte sobre trilhos. A obra vai permitir ainda a construção do Contorno de Lagoa Santa e de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas, o que vai facilitar o acesso à região da Serra do Cipó sem passar por dentro de Lagoa Santa.

Ainda na LMG-800, será implantada a intercessão em dois níveis de acesso a Confins, com a construção de viadutos e de Passagem Inferior Dupla de acesso à Lapa Vermelha.

Trecho MG-424

A MG-424, que liga Belo Horizonte a Vespasiano, São José da Lapa e Pedro Leopoldo, está sendo revitalizada entre os entroncamentos com a MG-010 e a LMG-800, criando um novo acesso ao aeroporto. No total são 16,8 quilômetros de pistas recuperadas. Estão previstas obras de pavimentação da via e instalação de três novas passarelas e uma passagem superior e uma inferior.

Na avaliação do diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, as obras na MG-424 e LMG 800 são de grande importância para os municípios do vetor Norte e representam um grande impulso para transformar a região em um significativo complexo logístico para o Estado de Minas Gerais, além de favorecer diretamente o acesso e melhorias no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O diretor também destaca a importância das obras para a realização das Copa do Mundo de 2014.
Resgate da Flora e Fauna

O resgate da flora e da fauna nas áreas que serão suprimidas em função das obras de duplicação da Rodovia LMG- 800 e restauração e aumento da capacidade da rodovia MG-424, também foram objeto de grande preocupação do DER/MG. Para tanto, todos os animais resgatados estão sendo identificados, avaliados pelo veterinário para avaliar a necessidade de algum tratamento e se estiverem em bom estado são soltos em áreas de mata adjacentes ao local do empreendimento. Os animais que vierem a óbito são destinados para coleções científicas de instituições de pesquisa, como o Museu de Zoologia da PUC e a UFMG. Já as plantas, são encaminhadas à Fundação Zoobotânica e unidades de conservação.


As ações ambientais nas obras ocorrem em função, sobretudo, da localização da rodovia, que se encontra na área próxima da Lapa Vermelha e da região cárstica de Lagoa Santa. O empreendimento foi planejado pelo DER/MG de maneira a trazer o menor prejuízo ambiental possível. A importância do resgate é amenizar o impacto nas populações locais e contribuir para o maior conhecimento da biodiversidade da região.


A coleta das plantas pode ser manual ou com uso de máquinas. Palmeiras e espécies arbustivas são retiradas com uso de uma retro escavadeira ou manualmente com auxílio de pá, procurando sempre retirar a planta com um bom torrão para preservar as raízes e facilitar a pega.

A equipe responsável pela coleta de plantas e animais tem de seguir critérios básicos que minimizam os impactos, com ações específicas que contribuem para o desmatamento racional. 

Espécies

Entres as espécies de plantas coletadas na local estão palmeiras adultas da espécie Acumã (Syagrus flexuos) bromelia Aechmea bromeliifolia; orquideas Oceoclades maculata ; bromélias Ananas (ananassoides); orquídea (Sauroglossum sp) e orquídeas (Catasetum lanciferum), entre outras plantas.

Entre as espécies de animais já foram resgatados tapetis (coelho nativo), gambás, ouricos-cacheiro, micos-estrela, cuícas, veado, aves, anfíbios, répteis, serpentes, lagartos.

O trabalho de identificação e monitioramento das espécies reúne equipes de biólogos, veterinários e outros especialistas capacitados para manejar animais silvestres com experiência comprovada e atestada pelo Ibama.

Área Arqueológica

O projeto rodoviário passa por uma área arqueológica de extrema importância, onde há sítios de renome internacional como o conjunto de abrigos do maciço calcário da Lapa Vermelha, Lapa Vermelha Soleil, Lapa da Limeira, Lapa de Confins e Lapa do Galinheiro.

Os objetivos principais do estudo arqueológico feito na fase de licenciamento do projeto foram identificar o patrimônio arqueológico pré-histórico e histórico existente na área diretamente afetada e de entorno do projeto de duplicação da rodovia LMG-800 e avaliar possíveis impactos que a obra de duplicação da rodovia poderia acarretar sobre ele.

As áreas estudadas não apresentaram nenhum vestígio arqueológico, muitas delas não tinham quase ou nenhuma possibilidade de que isso ocorresse devido à declividade e à distancia da água. No entanto por se tratar de uma região riquíssima em sítios arqueológicos tanto abrigados, quanto a céu abertos está sendo feito o acompanhamento arqueológico durante a obra.

Os trabalhadores das obras são orientados pelo Programa de Educação Ambiental do DER/MG, “Transitando no Saber Cuidar” para conscientizarem sobre os cuidados que devem ter com a supressão de vegetação e com a fauna local.

Assessoria de Comunicação do DER
(31) 3235-1453 / 3235-1037 / 3235-1039